Portuguese PT Chinese (Simplified) CN English EN

PROCAPE

História

Em 1994, o Cardiologista Professor Enio Lustosa Cantarelli percebeu a carência estadual de hospitais especializados em cardiologia e a necessidade da expansão do serviço de cardiologia do HUOC/UPE, enquanto referência estadual. Durante 12 anos buscou parcerias, recursos e apoios para a concretização de um projeto de grande abrangência e importância social, tornando-se o grande idealizador do Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Prof. Luiz Tavares, PROCAPE/UPE. Em 29 de junho de 2006, o PROCAPE/UPE foi inaugurado e absorvido pela Rede Estadual de Saúde como importante Centro de Referência Cardiovascular. Em 2012, com a aprovação da Resolução Consun nº 18 passou a incorporar o Complexo Hospitalar da UPE.

Missão

“Prestar assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde na área de alta complexidade nas doenças cardiovasculares e promover o ensino, a pesquisa e a extensão.”

Caracterização

Um dos maiores Centros Cardiológicos do País, possui 19.000 metros quadrados e 256 leitos cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES.

Emergência Cardiológica funciona 24 horas, continuamente superlotada com média de 100 pacientes, quando a capacidade é de 12 leitos de Observação.

Os atendimentos são realizados seguindo os protocolos preconizados pela Linha Prioritária de Cuidado ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e ao Protocolo Clínico de Síndromes Coronarianas Agudas (SCA). A Emergência é Porta de Entrada Especializada e é Componente Hospitalar da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) no âmbito do SUS. Utiliza os Protocolos Clínicos de Diretrizes Terapêuticas – PCDT do MS.

O PROCAPE/UPE presta assistência aos pacientes com Doença de Chagas dispondo da “Casa de Apoio a Pacientes Portadores de Doença de Chagas (DC) e Insuficiência Cardíaca (IC)”, a qual atende cerca de 3.500 pacientes/mês, em imóvel próprio vizinho, onde funciona também a Associação de Portadores de Doença de Chagas e Insuficiência Cardíaca – APDCIN.

Referências Assistenciais

Nas cirurgias de emergência da aorta, com expressivo número de cirurgias realizadas nessa grave patologia.

Na Cirurgia de Revascularização Miocárdica, cardiopatias congênitas e tratamento das formas mais graves de Patologias Valvares, em especial os portadores de Endocardites Infecciosas.

No tratamento das Arritmias com Implante de Marca-passos, Desfibriladores e no tratamento com Ablação de feixes anômalos.

O hospital é Habilitado como “Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular”, e integra a “Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade – CNRAC”, atendendo pacientes das Regiões Norte/Nordeste.

Escalas de Plantão

Contato

procape_Diretor_sem-foto_otimizada
Prof. Ricardo de Carvalho Lima

Informações

Notícias