Portuguese PT Chinese (Simplified) CN English EN

HUOC

História

Fundado em 1884, com o nome de Hospital de Santa Águeda, destinado ao atendimento em doenças infecto-contagiosas, na época responsáveis pelo alto índice de mortalidade. Em 1925, após ampla reforma, passou a ser chamado Hospital Oswaldo Cruz, atendendo casos clínicos e cirúrgicos da tuberculose, além da cirurgia geral e torácica.

Em 1964, passou a integrar a estrutura organizacional da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco–FESP sob o nome de Hospital das Clínicas Oswaldo Cruz, juntamente com as Faculdades de Ciências Médicas- FCM e Nossa Senhora das Graças – FENSG. Em 1991, a FESP passou a ser Universidade de Pernambuco-UPE e em 1994 o hospital passou a ser chamado Hospital Universitário Oswaldo Cruz–HUOC.

Como perfil de hospital-escola, tornou-se campo para formação e desenvolvimento do conhecimento, estágio e pesquisa das Faculdades de Ciências Médicas, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, do Instituto de Ciências Biológicas – ICB, da Escola Superior de Educação Física – ESEF e da Faculdade de Odontologia de Pernambuco–FOP e outras instituições de ensino superior e técnico da região.

Em setembro de 2008, o HUOC foi recertificado como hospital de ensino, após ser avaliado por uma comissão mista integrada por técnicos dos Ministérios da Educação e Cultura e da Saúde. Em 2012, com a aprovação da Resolução Consun nº 18 passou a incorporar o Complexo Hospitalar da UPE.

Missão

“Formar recursos humanos, gerar conhecimento e prestar assistência em saúde, em nível de excelência para as regiões Norte e Nordeste, contribuindo para o exercício da cidadania.”

Caracterização

Localizado no Distrito Sanitário I, região central da capital Pernambucana, possui 18.000 m² de estrutura física construída. É o mais antigo e com maior número de especialidades clínicas do Complexo Hospitalar, possui mais de 400 leitos cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, em diversas especialidades médicas. Presta assistência médica hospitalar à população pernambucana através de atendimento ambulatorial e internamento e procedimentos, atendendo à clientela referenciada, através da Central de Regulação Ambulatorial, Central de Marcação de Consultas e Central de Regulação de Leitos.

Na missão de gerar conhecimentos, a unidade de ensino e saúde é campo de prática para os Cursos da UPE e de diversas Instituições parceiras de Pernambuco e de outros estados do Nordeste, acolhendo cursos de graduação, programas de pós-graduação e residências na área médica e multiprofissional.

Participa da Rede Nacional de Pesquisa Clínica, a partir da aprovação do projeto da Unidade de Pesquisa Clínica do Complexo Hospitalar HUOC/PROCAPE-Unipeclin, desenvolvido pelo Núcleo de Pós-graduação do Centro de Estudos e Pesquisas do Hospital e do Programa Nacional de Humanização de Assistência Hospitalar–PNHAH.

Socialmente relevante e tecnicamente competente, é integrador da comunidade acadêmica e científica com a sociedade, mantendo seu papel na rede assistencial de saúde e na influência às políticas públicas.

Assim, no atendimento prestado à população, mobiliza unidades e equipes nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, odontologia, nutrição, assistência social, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional.

Dispõe de mais de 400 leitos habilitados, incluindo oncologia adulto e pediátrica, Doenças Infecto Parasitárias, UTI e transplantes. Destaca-se nas cirurgias de transplante, bariátricas e nas áreas de oncologia, mastologia, geriatria, cuidados paliativos e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, ocupando posições de vanguarda na região Nordeste.

Hospital Oswaldo Cruz-HUOC é um dos principais centros de referência na assistência e formação de recursos humanos em saúde no Estado de Pernambuco e um grande parceiro da Secretaria de Saúde nas epidemias do Estado de Pernambuco.

É hospital de referência nos riscos epidemiológicos, participa de comissões para elaboração dos protocolos de atendimento em caso de doenças infecciosas a exemplo das epidemias como de Ebola, Gripes e Arboviroses que atingiram outros continentes, além de formação de equipes profissionais para a assistência.

Referências Assistenciais

Atendimento ambulatorial para portadores com HIV/AIDS.

Referência Estadual em HTLVI/II com atendimento ambulatorial e leitos de enfermaria disponíveis (único do Estado).

Referência estadual no atendimento de urgência de Doenças Infecciosas e Parasitárias (incluindo dengue, tétano, raiva e influenza – adulto/pediátrico).

Referência estadual para atendimento de dengue hemorrágica, leptospirose grave, malária grave, gripe aviária, infecção, hepatites/HIV.

Serviço de referência e pioneiro na Região Norte, Nordeste e Centro-Oeste no atendimento a pacientes com síndromes demenciais.

Centro de Referência em Infusão de Imunobiológicos.

Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) – vacinas.

Referência em clínica médica, reumatologia, endocrinologia, neurologia, hematologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia pediátrica, dermatologia, psiquiatria, geriatria, pediatria, cuidados paliativos, urologia, ortopedia, reumatologia.

Referência no tratamento da obesidade/mórbida, nefrologia, cirurgias videolaparoscópicas, pneumologia, gastroenterologia.

Referência na assistência integral à saúde do idoso.

Referência em alta complexidade em AIDS, hepatologia, cirurgia bariátrica, cirurgias de cataratas, cirurgia buco-maxilo-facial, unidades de terapia intensiva tipo II, ortopedia, captação e doação de órgãos e transplantes hepáticos, acompanhamento pós-transplante, cirurgia bariátrica e cirurgia plástica reparadora, oncologia clinica e cirúrgica (adulto e infantil), quimioterapia (adulto e infantil) e radioterapia.

Hospital Dia de Procedimentos Cirúrgicos e Terapêuticos.

Hospital-dia de HIV/AIDS (maior do Estado).

Transplante de fígado.

UTI de infectologia com oferta de vagas para pacientes com AIDS, meningites bacterianas, tuberculose, varicela e outras doenças transmissíveis.

Formação de especialistas em Doenças Infecciosas e Parasitárias com oferta vagas para médicos e enfermeiros residentes em infectologia (maior número do Estado).

Humanização da medicina através do Programa “A arte na Medicina às vezes cura, de vez em quando alivia, mas sempre consola”.

Ouvidoria Institucional, com apuração das demandas internas.

Escalas de Plantão

Contato

Direção

Izabel Christina de Avelar Silva

Informações

Notícias